Instituto Baccarelli transforma a vida de jovens na comunidade de Heliópolis

A transformação em destaque pela inclusão de um dos programas mais conhecidos do mundo levou crianças pobres a se projetarem para o mundo musical, através da Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando 3 eixos de grande importância: cultural, educacional e social.

Além disso, formou a primeira orquestra do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, quebrando diversas barreiras.

O estudante e morador de Heliópolis Marcos Mota conta sobre suas experiências no Brasil e no exterior. Ele diz que a música transforma a vida de crianças e que o Instituto ganhou espaço e cresceu. “Há alguns anos atrás no que ele se transformou hoje, e, tudo o que a gente conquistou. Antigamente ensaiava num espacinho vago. Hoje temos esse prédio que foi uma conquista enorme”, conta.

Com direção artística e regência de um dos maiores maestros, Isaac Karabtchevsky, a instituição oferece ensino musical de forma gratuita e tem sua sede na comunidade de Heliópolis, onde atua há 25 anos, como agente de transformação social por meio da arte.

Em 1996, um incêndio em Heliópolis comoveu o maestro Silvio Baccarelli (1931-2019). Ao ver o desespero das famílias, decidiu que faria algo pelas crianças da comunidade e começou a dar aulas de instrumentos para um pequeno grupo de jovens.

O Instituto Baccarelli, organização que atua em diversas frentes, realizou ações durante toda a pandemia para diminuir o sofrimento de famílias carentes. Foi uma de suas campanhas mais recentes, a Tocando por Heliópolis, que rendeu uma indicação ao prêmio NEXT Innovation Award, promovido por profissionais da música baseados em Berlim.

A Sinfônica tocou por Heliópolis em lives que pediam doações aos espectadores para ajudar as famílias impedidas de trabalhar durante o lockdown. A entrega do prêmio aconteceu em setembro de 2021 em Roterdã. O projeto paulistano competiu com outras importantes ações de inovação de diversos países do mundo.

Hoje, a organização mantém atividades e concertos com apresentações nacionais e internacionais. A memória do espaço pelas redes sociais lembra com pequena apresentação da Orquestra que já contou no seu programa na trilha do #Bacca25anos. A retrospectiva volta para 2007, para um encontro muito especial com o músico da MPB Toquinho! No vídeo, um trecho do clássico “Aquarela”, com a Orquestra Sinfônica Heliópolis e o Coral Heliópolis, sob regência do maestro adjunto Edilson Ventureli.

A repercussão do instituto e da orquestra percorre os assuntos mais discutidos sobre o patrimônio cultural artístico brasileiro. Na TV Bandeirantes, a série ‘Sem medo de sonhar’, apresentou episódios sobre o Instituto Baccarelli e seu trabalho social na favela de Heliópolis, que há mais de 25 anos transforma a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social através da educação musical.

Em seu primeiro episódio, que foi ao ar em abril, a matéria conta um pouco sobre a história da instituição, o processo pedagógico, a relação dos alunos com a música e seu poder transformador.

Edilson Venturelli disse que gostou tanto do resultado do material que não conseguiu deixar de compartilhar pelas redes sociais e agradeceu o cuidado ao contar a história da instituição.

A Orquestra Sinfônica de Heliópolis recebe incentivos fiscais e doações. A instituição faz campanha para participação social através de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.

Na hora de declarar seu imposto de renda na modalidade completa, apoie o Instituto Baccarelli! De forma fácil e sem desembolsar nenhum dinheiro a mais, você pode destinar até 3% de seu imposto devido a transformação da vida de 1.200 crianças e jovens de Heliópolis.

Para mais informações, acesse o site Institutobaccarelli.org.br

O Instituto Baccarelli está Localizado na Estr. das Lágrimas, 2317 – Cidade Nova Heliópolis

Fontes: Instituto Baccarelli/ Veja/ Grupo Bandeirantes Sonora: Veja no Youtube

REPORTAGEM POR MÁRCIA BRASIL

A Central de Notícias da Rádio HELIÓPOLIS é uma iniciativa do Projeto Pequenos confinados – a saúde das crianças.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: Instituto Baccarelli transforma a vida de jovens na comunidade de Heliópolis