Nascido e criado no bairro da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, o músico Felipe Sereno fundou em 2017 o Espaço Brasilândia Cultural, que nasceu devido a ausência de equipamentos culturais na região.
Ciente da potência produtiva e da falta de oportunidades que moradores das periferias enfrentam na capital paulista, Felipe arregaçou as mangas para proporcionar a juventude do local um espaço de aprendizado, trocas e experiência.
À Central de Notícias das Rádios Comunitárias de São Paulo, o músico destacou que o espaço é muito importante na região porque abre caminhos para novos talentos da periferia.
“Eu comecei a tocar na escola, em um curso com equipamento reciclável feito com lata e tambor. Foi ali que descobri, com um cara que deu oficina, que era músico. Com esses espaços culturais vamos plantando sementes. Às vezes, só de olhar já desperta a chama que estava apagada”, ressaltou.
O Espaço Brasilândia Cultural já chegou a oferecer, gratuitamente, na região aulas de inglês, músicas, libras é até golfe. Na pandemia, o local distribuiu cerca de 7 mil cestas básicas para famílias de baixa renda. Com os atendimentos ameaçados no espaço, Felipe fala sobre os principais desafios para manter a casa de portas abertas.
“O desafio é o dinheiro mesmo. Pagar as contas básicas como aluguel, água e luz. Quem sabe pagar um salário para os oficineiros. Todos são voluntários, mas sabemos que o que exercem aqui é trabalho. Então, seria o ideal”, ressaltou.
Para saber mais do Espaço Brasilândia Cultural acesse as páginas do equipamento nas redes sociais. No Facebook o endereço é facebook.com.br/espacocobrasilandiacultural e no Instagram você encontra como @espacobrasilandiacultural.
A Central de Notícias da Rádio Heliópolis - UNAS é uma iniciativa do Projeto “O HIP HOP NA SALA DE AULA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.