Lei de Operações Urbanas Consorciadas pretende reestruturar e construir 12 parque públicos na região nos próximos anos.
Por Gabriel Nassif
Foi sancionada a lei de Operações Urbanas Consorciadas (OUC) para os bairros do Tamanduateí na quinta feira, dia 11 de janeiro. O prefeito municipal Ricardo Nunes (MDB) assinou o documento em um evento público na Mooca que reuniu a participação popular e a participação de autoridades.
Essa lei pretende reestruturar a região nos proximos anos e inclui os bairros Ipiranga, Mooca, Vila Carioca, Vila Prudente, Parque da Mooca, Cambuci e Henry Ford. Em entrevista para a central de notícias das rádios comunitárias, o presidente do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Ipiranga (MTSTI), Maksuel Costa, defende que transformar terrenos abandonados em espaços públicos traz qualidade de vida.
“Aqui onde nós estamos [a região] tem vários galpões desocupados, terrenos abandonados, e se você transformar esses locais, não só em parques mas também construir equipamentos públicos, você traz qualidade de vida para quem mora na região” afirmou Maksuel. Ele conclui dizendo que “a gente não tem um contato diretamente só com o concreto, mas vamos ter o contato com a natureza, vegetação e bem-estar”.
Relação Público e Privado
Em coletiva de imprensa, o chefe do exetcutivo, Ricardo Nunes (MDB), contou que pretende construir 12 parques públicos na região e que poderão ser administrados pela iniciativa privada. De acordo com ele, o subsidio para essa construção vem do projeto de Planos de Intervenção Urbana (PIU).
“Esse programa do Piu autoriza que as empresas possam empreender nas áreas definidas dentro do contexto urbanístico e paguem uma autorga para ter potencial construtivo maior” explicou o prefeito.
Ele assegurou que parte do dinheiro arrecadado com o PIU é destinado para áreas públicas e afirmou que a atuação dos setores público e privado de forma conjunta traz benefícios para todos.
“Nós fazemos um trabalho onde a gente pega uma região que está totalmente degradada e dá uma requalificação; e trazer o privado para esse processo junto com a gente fica interessante para todo mundo” concluiu.



A Central de Notícias da Rádio Heliópolis - UNAS é uma iniciativa do Projeto “O HIP HOP NA SALA DE AULA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.