A partir de agora, o RG deixa de existir dando lugar a CIN, Carteira de Identidade Nacional, que será padronizado em todo o território brasileiro.

O novo documento traz várias novidades, sendo a principal delas o uso do CPF como número único, ampliando assim a segurança e dificultando fraudes que eram comuns em outros tempos, como a emissão de RG em diferentes estados, além de trazer inovações como QR Code, versões digital e física e mais possibilidades de uso no exterior.

Célio Ribeiro, diretor-presidente do InterID, Instituto Internacional de Identificação, entidade que trabalha pelo sucesso da implantação da CIN, explica que o Brasil caminha rumo a uma grande conquista ao adotar um sistema de identificação moderno e seguro que trará inúmeros benefícios.


 Embora a CIN chegue com a ideia de ser um documento único, ela não substitui a necessidade da obtenção de outros documentos.

Não é necessário correr para emitir a CIN, já que há um prazo até 2032 para a troca obrigatória. Contudo, fazer o mais rápido possível é importante, já que o novo documento é mais moderno e seguro. Verifique, contudo, quais postos já estão realizando a emissão. Célio Ribeiro conclui falando da importância do novo documento para o cidadão brasileiro.

Ouça a matéria.



A Central de Notícias da Rádio Heliópolis - UNAS é uma iniciativa do Projeto “O HIP HOP NA SALA DE AULA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.