O programa ‘Tanscidadania” oferece vagas de emprego, após a conclusão escolar
Por Romulo Bonfim
Estudantes que participam do projeto “Transcidadania”, participaram da cerimônia de entrega dos certificados de formação escolar, em evento repleto de emoção, com discursos que enfatizavam os seus direitos. Além disso, mais de 100 vagas de emprego foram disponibilizadas para os beneficiados do projeto. A celebração ocorreu em 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans , na Praça das Artes, em São Paulo.
Uma das principais medidas adotadas pela coordenação do programa, foi oferecer postos de trabalho para dar continuidade à inclusão dos formandos. Cerca de 5 empresas, disponibilizaram 162 vagas com diversas funções que estarão disponíveis nos centros da diversidade, à espera dos interessados.
Léo Áquilla, Coordenadora Municipal da Diversidade, afirma que todos os trabalhadores terão um acompanhamento direto da secretaria do trabalho municipal.
“Agora vamos auxiliar as pessoas que vão trabalhar nessas empresas. Temos também na Secretaria do Trabalho uma equipe multidisciplinar, que acompanhará de perto por três meses cada vaga, porque cuidar dos dois lados, tudo dará certo”, comenta Léo.
Resgate da cidadania
Visando promover a reintegração social e resgatar a cidadania para travestis, mulheres e homens transexuais, em situação de vulnerabilidade, cerca de 170 estudantes concluíram a formação educacional e receberam durante dois anos apoio psicológico, jurídico, social e pedagógico, além da bolsa auxílio de R$ 1.386,00.
A formanda Helen Rodrigues, declara que participar do Transcidadania foi uma grande emoção e reforça que o apoio do poder público precisará ser ainda mais efetivo, para ajudar pessoas trans vivendo em situação de fragilidade social.
“Acredito que a gente precisa de mais apoio, não só da comunidade LGBTQIAP+ e sim, do poder público, para ajudar muitas meninas a saírem da fome e das ruas”, comenta Helen.




A Central de Notícias da Rádio Heliópolis - UNAS é uma iniciativa do Projeto O HIP HOP NA SALA DE AULA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.


Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.