O uso de câmera corporal durante a atuação da Polícia Militar  é um tema  que divide opiniões.  As câmeras são inseridas nas fardas dos policiais e registram operações, abordagens ou atividades de rotina. Utilizada em diversos países do mundo com a justificativa de evitar e diminuir o uso indevido de força, aumentar formas de controle e melhorar a produtividade.

O ouvidor da Polícia  de São Paulo Cláudio Silva defende o uso da tecnologia e das câmeras. Ele destaca       que o uso da tecnologia por si só, não resolve o problema da segurança pública, mas pode ser uma aliada fundamental para colaborar para legitimação da atividade policial.

“O uso de tecnologia na segurança pública é muito bem vinda, a gente tem experiências positivas e negativas, por exemplo, as tecnologias de reconhecimento facial ainda não entregaram para população uma política eficiente e eficaz de reconhecimento facial, mas gente tem outros usos de tecnologias que podem sim colaborar para que sejam aprimoradas e elas são muito bem-vindas. As tecnologias aferidoras de pesos em viaturas, câmeras em viaturas e as câmeras corporais”, afirma o Ouvidor.

Ele destaca que o estado de São Paulo tem resultados bem significativos referentes ao uso de câmeras corporais. “Em São Paulo, as câmeras corporais reduziram algo em torno de 50 a 60% o número de letalidade nos diversos batalhões que ela foi implementada. Além disso, nós temos outras capacidades que as câmeras podem oferecer o uso de violência doméstica registrado em delegacia após o advento das câmeras subiu 104% no estado de São Paulo. Isso é importante para o gestor da política de proteção a mulher. Outra informação é aferir o quanto que a abordagem policial tem sido legal ou não, o quanto essa abordagem é racializada ou não, o quanto essa abordagem pode ser qualificada”, complementa ele.



A Central de Notícias da Rádio Heliópolis - UNAS é uma iniciativa do Projeto O HIP HOP NA SALA DE AULA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.


Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.