A prefeitura de São Paulo assinou decretos, no dia  21 de fevereiro, que declaram 32 áreas verdes particulares em áreas de utilidade pública, com isso mais de 10% do território da cidade foram transformados em área de preservação ambiental. Com esta medida, somado aos  18.280 hectares de áreas verdes existentes na cidade, São Paulo passou a ter  mais de 25% da sua área  sob proteção das gestões municipal, estadual ou federal.


Também no dia 21 de fevereiro, a prefeitura inaugurou sistema de monitoramento contra incêndio do Parque Linear Córrego do Bispo, na Zona Norte, equipado com câmeras, sensor de calor e alarme.  


O prefeito Ricardo Nunes explicou o impacto e a importância ambiental desta ação. “Foi feita a desapropriação de mais de 150 mil  m² de área de proteção, isso representa uma área maior do que a cidade de Paris, é muito próximo da cidade de Washigton, representa 11% de todo território da cidade de São Paulo.


De acordo com a prefeitura São Paulo havia antes do decreto cerca de 15% de área de preservação com os parques estaduais, áreas indígenas, parques municipais. Agora serão somados mais 10,9% de áreas privadas que estão sendo desapropriadas para se tornar uma área pública, ou seja, de todos.


“Era uma área particular, portanto o privado poderia explorar, a gente (Prefeitura) desapropria, paga para o proprietário e isso se integra ao patrimônio da cidade de São Paulo ‘ad eternum’ para o resto da vida, serão áreas preservadas da nossa mata, das nossas nascentes, nós temos um quatro da nossa cidade agora protegida”, explicou o prefeito Ricardo Nunes.



 


 



A Central de Notícias da Rádio Heliópolis - UNAS é uma iniciativa do Projeto O HIP HOP NA SALA DE AULA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.


Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.