Dados de janeiro de 2023 a janeiro de 2024 da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE, no dia 14 de março, mostram crescimento de 4,1% do Varejo. Maior parte do crescimento ocorreu no mês de janeiro deste ano com 2,5%.

De acordo com a gerência da Pesquisa Mensal do Comércio, a ampliação do crédito, emprego e renda explicam alta nas vendas.  O crescimento das vendas no varejo foi influenciado pelos seguintes setores: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, tecidos, vestuário e calçados, combustíveis e lubrificantes, móveis e eletrodomésticos. Para falar sobre este tema ouvimos o comentarista econômico Fernando Brasil.

“A julgar pela reação dos analistas, acho que dá para cravar que o setor varejista vive um processo sólido de recuperação. Em janeiro o setor cresceu 2,5% em relação a dezembro. Essa é a maior alta desde setembro, quando o comércio tinha crescido 0,8%, só que em dezembro tinha acontecido uma queda de 1,4%”, afirma o comentaria.  

De acordo com Fernando Brasil as consultorias e instituições tinham a avaliação de que o setor ficaria estável em 0, ou cresceria bem pouquinho 0,1%, ou poderia acontecer uma queda de menos 1%, porém os dados mostram recuperação do setor: “o valor da Tradicional do Valor Econômico, por exemplo, fez uma pesquisa mediana com 24 consultorias para chegar este indicador, mas o fato é que as consultorias erraram feio. Quando se considera a comparação sem o ajuste sazonal de janeiro de 2023 a janeiro deste ano, o crescimento foi de 4,1%, mas eu acho que dá pra dizer sim, que é uma recuperação consolidada”, afirma ele.  



A Central de Notícias da Rádio Heliópolis - UNAS é uma iniciativa do Projeto O HIP HOP NA SALA DE AULA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.


Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.