Nascido e criado no Jardim Celeste, bairro localizado dentro do distrito de Sacomã, em São Paulo, Diego Soares, conhecido no mundo artístico como Diego SBS, dedica sua vida a produzir arte e cultura nas comunidades da capital paulista. Desde 2014, ele compõe um dos grupos de rap mais conhecidos da região, o Pânico Brutal, que em sua nova formação conta também com Negro D. Aos 34 anos de idade, ele falou à Central de Notícias das Rádios Comunitárias de São Paulo como iniciou sua carreira como músico e ativista cultural.

“O meu primeiro start para o cenário cultural foi através do interesse da política, da luta por moradia, por direitos sociais. Desde pequeno, acompanhando a minha mãe nos movimentos de moradia, conheci um grupo chamado Poder e Revolução e foi nele que dei meus primeiros passos culturais como ativista. Foi ali que eu conheci a literatura e, a partir de então, venho atuando na cultura e no serviço social, ajudando a comunidade aonde eu moro”.

À frente de sons como Lenço Branco; Brava; MAB, Manto Vermelho e Cegueira dos Cordeiros, Diego SBS garante que o rap produzido nas comunidades salvou sua vida. “O rap me salvou, assim como ele salvou muitos jovens de comunidade. Quando a gente fomenta o rap, a gente conta a nossa realidade. A gente denuncia, conta quem está nos matando, que muitas das vezes é o estado através da Polícia Miliar. O rap na comunidade é um canal que a gente usa como forma de expressão das nossas indignações. É com ele que a gente tenta também, diante de tanta desgraça que acontece nas periferias, tirar o nosso lazer. Assim como o funk, que a gente luta pra ser um instrumento de protesto e não uma forma de denegrir as mulheres”.

Para acompanhar o som do Pânico Brutal e os trabalhos de Diego SBS acesse as páginas nas redes sociais. No Instagram o endereço é instagram.com/panicobrutal_oficial e no Facebook.facebook.com/panicobrutal.

Nahama Nunes para a Central de Notícias das Rádios Comunitárias de São Paulo.




A Central de Notícias da Rádio Heliópolis - UNAS é uma iniciativa do Projeto O HIP HOP NA SALA DE AULA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.


Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.